Pelourinho festeja Encontro das Culturas Negras com mais de 50 shows e eventos

Will Carvalho, uma das atrações do mês
Divulgação

O mês da Consciência Negra será marcado por uma intensa programação artística no Pelourinho, um dos mais importantes centros de referência para o povo negro. A programação promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) conta com várias atrações que vão trazer a black music em seus diversos estilos, passando pela música percussiva ao reggae e o afro pop, além de diversificar dando vez a ritmos como o samba, o eletrônico e o rock. Artistas como DãoAloísio MenezesMárcia Short e Will Carvalho realizam apresentações nas praças do lugar que ganha destaque na vida social e cultural do baiano. Os espetáculos  fazem parte da programação do II Encontro das Culturas Negras, ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) por meio de suas vinculadas para comemorar o mês Novembro Negro, projeto do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

"O Pelourinho historicamente abriga artistas da música negra baiana, nós temos aqui personalidades que valorizam muito os ritmos afro. Para este II Encontro das Culturas Negras, temos uma programação especial que une estes artistas, com exemplos do que há de melhor das várias vertentes da black music. São artistas da terra, que contribuem para o fortalecimento da música negra e da identidade do nosso povo. Afinal, Salvador é a segunda cidade mais negra do mundo", comenta Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Entre os dias 1º e 30 de novembro, mais de 50 shows, eventos e apresentações acontecem no Pelourinho, sendo 35 destes totalmente gratuitos. Destacam-se atrações como Márcia Short(09), Will Carvalho (09), Aloísio Menezes (12),Odete Lamotte(12), Tambores e Cores (15)banda Preto Sábio (16) e George Nascimento (19), que trazem trabalhos voltados para as matrizes africanas. E a Festa da Raça (15) reúne o Ilê Aiyê aos gruposCultura Popular, Bando do Velho Chico e ao reggaeman Sine Calmon.

Blocos carnavalescos do segmento afro, participantes do programa Carnaval Ouro Negro, da Secult, esquentam a temporada de ensaios em novembro. O público já vai entrar em clima de folia com Os NegõesMuzenzaBankoma e com oOlodum, que realizam ensaios em diversos dias do mês de novembro.

Para festejar o Dia da Consciência Negra (20) no Pelourinho, vão acontecer shows simultâneos em todos os largos e cortejo pelas ruas do Centro Histórico, com o bloco Filhas de Gandhy. As apresentações de Dão & a Caravana BlackGabi Guedes & Pradarrum, e Graça Onassilê agitam os palcos durante a noite.

A atração internacional Hot 8 Brass Band, no dia 23, torna as ruas do Pelô o palco da banda, que traz a influência dos ritmos afroamericanos. No dia 25 é celebrado o Dia da Baiana, e o Centro Histórico recebe um cortejo comemorativo por suas ruas, além de uma belíssima festa no Memorial das Baianas, animada porCarla LisGal do Beco Trivial.

Os últimos dias de novembro ainda serão animados por atrações como Afro Jhow (21), Banda Didá (22), Shamáym Zion (22), Zuluz(23), Moa Anbesa (23), Conexão Rasta (24), Edy Vox (26), Aspiral do Reggae e Nova Saga (30), Performáticos Quilombo (30), e muito mais!

Confira a programação completa!